Memória e Patrimônio: Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua
Memory and Heritage: Praianos Masters Carimbó of Maiandeua




Pierre de Aguiar Azevedo [!]



O arquipélago de Maiandeua, distrito do município de Maracanã, está localizado na região do salgado, no nordeste do Estado do Pará. É formado pelas comunidades das vilas de Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocoóca. Possui uma paisagem natural que encanta a moradores e visitantes. A economia das vilas é voltada à prática da pesca artesanal, agricultura familiar e criação de animais de pequeno e médio porte, além do comércio e serviços informais. O arquipélago é também uma Área de Proteção Ambiental – APA, que atrai o turismo ecológico e de veraneio.

Dentre as atrações locais encontramos uma cultura popular tradicional no Estado do Pará, o Carimbó. Mais especificamente o Carimbó Praiano de Maiandeua. Tal característica remete à região praiana, no salgado paraense, onde se localiza o arquipélago, e o cotidiano vivido por Mestres e tocadores, que versam suas letras ao som e ritmo das marés, no convívio com a natureza que os circunda. Em Maiandeua encontramos o estilo de Carimbó Pau e Corda, que se utiliza basicamente de instrumentos percussivos, como o curimbó, a maraca, o reco-reco, o milheiro, etc., acompanhados de instrumento de corda, seja um banjo ou uma viola.

Recentemente, no dia 11 de setembro de 2014, o Carimbó foi contemplado com o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Ministério da Cultura – MinC, Governo Federal. Este título trouxe novas perspectivas para a preservação local da cultura do Carimbó do Estado do Pará. Atualmente tal manifestação está passando por um momento de proposição de ações para salvaguarda da cultura, período este em que se trabalha o fomento e a preservação da tradição do Carimbó, através de projetos e políticas que se utilizam de ferramentas que possam resguardar a memória desta manifestação popular.

Entre os anos de 2012 a 2015, foi produzido o curta documental Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua, como resultado do Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual n.º3/2012, da Secretaria do Audiovisual – Sav, do Ministério da Cultura - MinC. O presente ensaio fotográfico também é resultado deste trabalho documental e etnográfico, que pretende dar visibilidade a cultura do Carimbó em Maiandeua, dando possibilidade para que a tradição oral daquelas comunidades possa se perpetuar a outras gerações, sendo reconhecida como patrimônio cultural local.

Ainda, visto a necessidade de se resguardar a história e a identidade do Carimbó Praiano de Maiandeua, utilizamos a produção audiovisual como ferramenta de preservação da memória patrimonial, considerando que diversas narrativas e imagens, tanto de Mestres e tocadores de Carimbó, como também de conhecedores da tradição local, sejam apreciadas neste universo cultural.




Arquivo em PDF